Marc Jacobs, gênio criativo para mulheres de bom gosto

Beyoncé com a bolsa-conceito composta por 15 modelos da coleção primavera/verão

Modernidade é o que se pode esperar de tudo o que o estilista e designer norte-americano Marc Jacobs cria. Seu talento foi reconhecido desde muito cedo, quando, aos 21 anos assinou sua primeira coleção de moda própria e, no ano seguinte, recebeu o importante prêmio da categoria Novo Talento, pelo Conselho dos Estilistas Norte-Americanos (CFDA - Council of Fashion Designers of America). As bolsas que assina, tanto pela Louis Vuitton quanto pelas duas marcas pessoais que levam seu nome, são ícones no estilo glamour contemporâneo, sempre com referência na arte.

Elegante bolsa da coleção da Louis Vuitton

Tudo o que leva o nome Marc Jacobs em pouco tempo se torna cobiçado. Suas criações, carregadas de elementos inovadores, ao mesmo tempo resgatam tendências dos anos 50, período de explosão econômica e de glamour nos Estados Unidos. Assim como as coleções de vestuário criadas pelo designer, as bolsas trazem a inspiração do estilo pós-guerra daquele país, sempre com detalhes marcantes, estampas exageradas e cores fortes.

Em sua linha pessoal de bolsas, Marc Jacobs aplica sua criatividade desde 2000. As características principais das peças são as fivelas e pequenas peças de metal que levam o nome da marca gravado e os muitos bolsos internos com fechos de zíper. Todas recebem um acabamento impecável e forro em tecido macio que comprovam a preocupação com os pequenos detalhes.

Pela conceituada Louis Vuitton, assumiu o cargo de diretor criativo em 1997 e imprimiu um novo estilo à marca, dando um ar mais moderno e irreverente às peças que antes traziam um estilo formal (do qual, aliás, a Vuitton faz questão de não abrir mão completamente). A arte passou a integrar as referências de suas coleções.

Logo que assumiu a criação da Louis Vuitton, Jacobs convidou Stephen Sprouse para participar da coleção. O artista criou um logotipo grafitado, que foi aplicado no couro de tradicionais modelos da casa. Outro convidado, Bob Wilson, uma celebridade do teatro experimental, foi o principal responsável pelas estampas e cores da coleção que, em 2002, deixou as vitrines Vuitton totalmente fluorescentes. Além da cor nada convencional, as bolsas da coleção daquele ano tiveram também o logo estilizado. Com o sucesso, diversos artistas se sucederam em parcerias com Jacobs nas coleções Vuitton, entre eles Takashi Murakami, Julie Verhoven e Richard Prince.

Sempre muito elogiado pela crítica, Marc Jacobs recebeu o título de Guru do Grunge pelo jornal Women’s Wear Daily, considerado a bíblia da moda nos Estados Unidos. Em suas coleções, o designer faz referências ao estilo do início dos anos 90, com elementos como estampas xadrez, tecidos em flanela e sobreposição.

A indiscutível beleza das linhas das bolsas Marc Jacobs seduz celebridades, que aderem ao estilo formal e ao mesmo tempo descontraído para desfilar fora das passarelas e das telonas, como a über model Gisele Bündchen (que também é uma das estrelas de campanhas da marca) e a atriz e ícone da moda Sarah Jessica Parker. A crescente valorização das criações de Jacobs levou à ampliação de seus negócios para segmentos como vestuário masculino e infantil, acessórios, óculos, utensílios para casa, perfumes e sapatos.

Gisele Bündchen, estrela da campanha da marca Louis Vuitton

Com suas coleções desejadas por personalidades de todo o mundo, o moderno Marc Jacobs sintetiza tendências de diferentes épocas, reinventa estilos e reverencia a produção artística. Suas criações, que contam com a participação de artistas de diversos continentes, o revelam como um amante da arte, que transporta esta admiração para a vida pessoal e concentra seus investimentos na formação de um verdadeiro acervo de obras. Tal encantamento, somado a seu talento, torna possível a muitos que literalmente se vistam com a beleza criativa de sua arte. Fonte: Portal do Luxo

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